Palavras






As palavras são símbolos que por si só não possuem significado. Uma mesma palavra pode significar coisas bem diferentes para diferentes pessoas. Podemos verificar isso reunindo um grupo de amigos e pedindo para cada um definir palavras como “Amor”, “Lazer”, “Bem estar” e percebendo o quanto uma mesma palavra é entendida de maneiras tão variadas.

Recebemos, interpretamos e comunicamos informações através de palavras escritas, faladas e cantadas. Dessa maneira as palavras representam um meio muito eficaz para estimular o sistema nervoso de alguém.
Organizamos as palavras em determinadas ordens, buscando respeitar as regras do nosso idioma, para expor para alguém a nossa própria realidade e nem sempre somos compreendidos, pois às vezes nos comunicamos de uma maneira que o outro não entende.

As palavras e frases constituem a estrutura mais superficial da nossa comunicação, pois são derivadas de uma experiência que é mais profunda, onde existe uma representação mais complexa. Uma pessoa que passou o dia trabalhando, vivenciando experiências, desempenhado tarefas, pode chegar em casa a noite e ser perguntado sobre como foi o seu dia e responder simplesmente: “Foi bom!”. Essa pessoa possui em uma estrutura profunda uma representação detalhada do que aconteceu no seu dia, mas ao comunicar a alguém essa representação passa por uma série de filtros e chega à superfície de uma maneira "empobrecida".

A nossa mente filtra a informação que sairá de nós em forma de palavras e dessa maneira oferece uma informação bem mais resumida do que a informação completa.  Esse processo é importante, pois torna possível uma comunicação mais objetiva. Porém, esse mesmo processo pode contribuir com más interpretações.

Ouvir o que alguém nos fala sem levar em consideração as diferenças de interpretação pode limitar a maneira como entendemos quem está a nossa frente. Talvez em algumas situações seja útil adotar uma postura de curiosidade e interesse pelo que alguém nos comunica, procurando entender a partir do ponto de vista dele. 

Ícaro X.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Garota Dinamarquesa

Pequenas Felicidades - Resumo de Sorrisos

Sucesso! Por Adamo Brasil