Medo como Água, por Uiara Francelino


Segundo a Medicina Tradicional Chinesa reside em nós a manifestações dos 5 Elementos ou Movimentos da natureza. Eles são Água, Fogo, Terra, Metal e Madeira, tendo cada um destes elementos relação com órgãos, vísceras e tecidos do nosso corpo. Além da manifestação da energia deles no corpo físico, existe a relação com nossas Emoções, onde cada elemento tem uma Emoção relacionada.

Agora quero contar um pouco para vocês sobre o elemento Água e a sua estreita relação com uma emoção muito presente em nossas vidas... o Medo. O elemento Água nos proporciona fluidez, flexibilidade e é responsável por estocar toda a nossa Essência, energia responsável por muitas coisas no nosso organismo, incluindo a Força da Vida, nossa força de vontade que nos impulsiona a viver. O Medo é a emoção oposta a essa força que existe para nos manter em equilíbrio.

Quem nunca sentiu Medo? Ter determinadas emoções é uma reação normal... o problema existe quando elas são demasiadas. E uma coisa é bem interessante quanto ao nosso equilíbrio energético, se há equilíbrio as emoções vem e passam, mas se há desequilíbrio energético ficamos mais propensos ao seu surgimento e sua manutenção. E ainda, nosso estado emocional influencia nossa condição física e o inverso também acontece, nossa condição física predispõe a estados emocionais.

Pensando nessa visão oriental quando nosso elemento Água está em desequilíbrio temos mais facilidade para sentir Medo e esta emoção será mais prejudicial do que protetiva. Nesse caso o Medo paralisa, impede as ações e o raciocínio, faz o corpo tremer, causa ansiedade e bloqueia a vontade.

Quer cuidar do seu Elemento Água e evitar Medos desnecessários? Deixo aqui algumas dicas...

Alimente-se bem, coma castanhas, folhas verdes e raízes (macaxeira, inhame, cenoura...) evite o consumo de Sal, e beba agua suficiente; procure dormir bem e na quantidade de horas necessárias; evite trabalho excessivo Físico e Mental, cuide das suas Emoções, tenha bons momentos de Repouso e descanso para economizar sua Energia Essencial.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Garota Dinamarquesa

Pequenas Felicidades - Resumo de Sorrisos

Sucesso! Por Adamo Brasil