Desafios dos Relacionamentos Interpessoais - Por Ícaro





Relacionamento é o ato de adquirir e manter relações. Penso que um dos primeiros desafios que encontramos em nossos relacionamentos é acreditar que existem relacionamentos sem desafios.

A ideia de que existem relacionamentos perfeitos, sem conflitos, em total equilíbrio pode ser bem frustrante, pois a relação interpessoal envolve no mínimo duas pessoas, ou seja, dois universos diferentes, duas maneiras únicas de pensar, agir, interpretar a vida. E quando o indivíduo percebe a imperfeição do relacionamento, tende a culpar o outro. É como se eu culpasse o outro por ele não ser o que eu quero que ele seja. Eu o culpo por ele não corresponder as minhas expectativas. É bem absurdo, na minha opinião. Mas mesmo achando absurdo, às vezes me percebo pensado e agindo assim. Talvez você também.

Mas, se me percebo pensado assim, cobrando do outro mais do que ele pode me dar, posso procurar desenvolver consciência para compreender a situação de uma maneira diferente, com mais recursos.

Outra ideia que tenho a esse respeito se refere à compreensão de que a minha maneira de me relacionar com os outros depende da maneira como me relaciono comigo mesmo.

Minhas ações, pensamentos, crenças sobre mim e os outros, minha percepção de quem sou eu. Tudo isso interfere na maneira como atuo nos diversos sistemas da qual faço parte. Se tenho encontrado muitos desafios em meus relacionamentos interpessoais, talvez seja uma oportunidade de avaliar como anda minha relação comigo mesmo.


Ícaro

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Garota Dinamarquesa

Pequenas Felicidades - Resumo de Sorrisos

Sucesso! Por Adamo Brasil